A educação não poder ser um processo isolado, por si só fazer educação, mas sim criar conexões com diversos outros espaços do conhecimento, partindo sempre de uma análise critica da realidade e buscando clarezas de onde veio, como está e para onde quer chegar.

REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM

sexta-feira, 2 de julho de 2010

TRABALHO PEDAGÓGICO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. Existem para dar aos pássaros coragem para voar”. (Rubem Alves)

Vejo que é nessa perspectiva do pensamento de Rubem Alves que nós educadores devemos a nossa prática. Precisamos dar asas a nossa imaginação, ter as tecnologias midiáticas como pontes entre a sala de aula e o mundo contemporâneo e buscar na pesquisa através da internet, navegar a deriva por mares desconhecidos, alçar novos vôos e buscar para a nossa prática educativa inovações, novas estratégias de trabalhos e transformar os velhos métodos em uma educação inovadora. Não precisamos jogar fora os livros, o giz e o apagador, mas precisamos sim aprender a reutilizá-los e interagi-los com as novas técnicas midiáticas disponíveis em todas as instâncias da sociedade, inclusive na escola.