A educação não poder ser um processo isolado, por si só fazer educação, mas sim criar conexões com diversos outros espaços do conhecimento, partindo sempre de uma análise critica da realidade e buscando clarezas de onde veio, como está e para onde quer chegar.

REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM

sábado, 16 de outubro de 2010

ENCERRAMENTO DO CURSO
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

O processo de integração das tecnologias e mídias ao trabalho pedagógico requer do professor que ele seja um eterno aprendiz, sempre buscando novos saberes e se atualizando através de um trabalho colaborativo através das formações continuadas, das formações à distância, das socializações dos trabalhos realizados e das trocas de experiências no seu local de trabalho e com outras instituições. O professor de fato deve continuamente está repensando sua prática pedagógica, deixar as resistências de lado e ingressar nesse mundo virtual pela busca de novos saberes.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Encerramento do Curso: Tecnologias na Educação

Quinta feira dia 14 de outubro de 2010 aconteceu o último encontro presencial do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. O objetivo foi socializar os trabalhos produzidos na Unidade 4 e encerramento do curso.
Além das apresentações dos trabalhos, os cursistas fizeram uma autoavaliação do curso e também da sua trajetória como cursista.
Foi feito uma revisão das outras unidades e retomamos ao ponto de partida refletindo sobre a primeira atividade COMO SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ levando em consideração o antes e o depois do curso. Os cursistas falaram sobre o aprendizado que o curso promoveu e o que eles aprenderam nessa caminhada. Chegando a conclusão de que como professor devem estar buscando sempre por novos saberes e sempre se atualizando para atender as demanadas do mundo contemporâneos.

Charge sobre o analfabetismo digital

Nós educadores temos hoje a missão de alfabetizar tecnologiacamente os nosso jovens para que nas gerações futuras não encontre pessoas em situações como essa.

“Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”. Paulo Freire

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Currículo Desenvolvido na Ação

Para a cursista Maria Pureza o trabalho com projetos na escola vem ampliar as possibilidades de construção de conhecimentos de forma global, tornando a aprendizagem mais significativa para o professor e para o aluno. A inserção deste ao currículo tende acontecer com bastante naturalidade, sem imposições a fim de poder tornar o aluno um ser autônomo e independente na construção do seu próprio conhecimento. Com este trabalho o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivem novas buscas, descobertas.
São muitas as transformações pelas qual a escola está passando com a integração das tecnologias ao seu contexto escolar e com isso o educador deve se posicionar através de uma postura ética, reflexiva e investigativa para não tornar o ensino um aprendizado sem atrativos, sem significado para seu aprendiz. Saber o que, como quando e porque desenvolver determinadas ações pedagógicas é papel essencial na vida do professor, e as tecnologias, dentro de um projeto pedagógico inovador, facilitam o processo de ensino-aprendizagem: sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo. Trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia a dia.
Neste projeto podemos interagir com outras disciplinas buscando dá sentido ao nosso fazer pedagógico. Envolvendo os educandos, de forma interdisciplinar, na metodologia aplicada durante a realização de todas as atividades propostas no período de realização do projeto em si.


Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias
(Cursista:Gisane M. M. Brandão)

Mediante a leitura da Entrevista de Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”, percebi que ser professor implica não apenas saber manusear o computador é também necessário utilizá-lo como um instrumento capaz de uma mudança do paradigma educacional, um paradigma que promova a aprendizagem ao invés do ensino, que coloque o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aluno, que ajude o professor a entender que a educação é um processo de construção do conhecimento do aluno como um todo onde ele é uma figura fundamental.
Para tanto temos, portanto que mudar nossa concepção e atuação, começar a trazer os recursos tecnológicos para a sala de aula aproveitando suas diferentes formas de linguagem. Se portar e agir como aprendiz no manuseio das ferramentas e mídias.