TRABALHO PEDAGÓGICO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS
“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. Existem para dar aos pássaros coragem para voar”. (Rubem Alves)
Vejo que é nessa perspectiva do pensamento de Rubem Alves que nós educadores devemos a nossa prática. Precisamos dar asas a nossa imaginação, ter as tecnologias midiáticas como pontes entre a sala de aula e o mundo contemporâneo e buscar na pesquisa através da internet, navegar a deriva por mares desconhecidos, alçar novos vôos e buscar para a nossa prática educativa inovações, novas estratégias de trabalhos e transformar os velhos métodos em uma educação inovadora. Não precisamos jogar fora os livros, o giz e o apagador, mas precisamos sim aprender a reutilizá-los e interagi-los com as novas técnicas midiáticas disponíveis em todas as instâncias da sociedade, inclusive na escola.
“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. Existem para dar aos pássaros coragem para voar”. (Rubem Alves)
Vejo que é nessa perspectiva do pensamento de Rubem Alves que nós educadores devemos a nossa prática. Precisamos dar asas a nossa imaginação, ter as tecnologias midiáticas como pontes entre a sala de aula e o mundo contemporâneo e buscar na pesquisa através da internet, navegar a deriva por mares desconhecidos, alçar novos vôos e buscar para a nossa prática educativa inovações, novas estratégias de trabalhos e transformar os velhos métodos em uma educação inovadora. Não precisamos jogar fora os livros, o giz e o apagador, mas precisamos sim aprender a reutilizá-los e interagi-los com as novas técnicas midiáticas disponíveis em todas as instâncias da sociedade, inclusive na escola.