A educação não poder ser um processo isolado, por si só fazer educação, mas sim criar conexões com diversos outros espaços do conhecimento, partindo sempre de uma análise critica da realidade e buscando clarezas de onde veio, como está e para onde quer chegar.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
quarta-feira, 14 de abril de 2010
INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA ESCOLA
De acordo com os textos lidos na disciplina Mídias na Educação e pela minha prática como professora e atualmente como formadora em capacitações de professores, vejo três pontos interessantes e importantes neste processo de interação e integração das mídias no contexto escolar, sendo eles, entre outros:
• Construção colaborativa do PPP da escola;
• Mudança de método. Professores mais interativos pelo uso das mídias;
• Valorização do educando e suas vivências.
Embasando–me no pensamento de Moran - que não basta instalar tecnologias na escola se o modelo de trabalho ainda é antigo e centrado na fala do professor. Para ele, é preciso "fazer com que o aluno se torne um aprendiz pesquisador e isso depende de uma mudança de mentalidade de corpo docente e dos gestores". Neste prisma, é de fundamental importância que as escolas explicitem propostas inovadoras que primem o uso das tecnologias no seu Projeto Político Pedagógico, buscando com isso propor formas diferentes de aprender, visto que, o Projeto Político Pedagógico, sendo a identidade da escola, não pode deixar de abordar e interagir com as mídias como instrumento de aprendizagem
Outro ponto é a escola desenvolver estas ações juntamente com os alunos, onde o professor deixa os seus métodos tradicionais e passa a inovar e interagir através das convergências das mídias pela pesquisa, pela busca e troca criativa de saberes e pela vivência dos alunos. Buscando sempre promover uma educação pautada no intercâmbio de informações.
E para complementar a efetividade de um trabalho de sucesso dentro das escolas, parte das relações que se estabelece dentro e fora dela. São imprescindíveis os vínculos, as relações de afinidade e afetividade que o professor deve promover com seus alunos e entre eles também. É papel da escola, oportunizar, pela interatividade um processo de autonomia aos educandos, onde eles tenham condições de criar e recriar informações, e, encontre sentido naquilo que estão aprendendo e através desse aprendizado promover outras situações de aprendizagem. Faz-se necessário um vínculo afetivo para que haja a compreensão das necessidades e entender o comportamento dos alunos, bem como suas limitações, sendo assim, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula.
• Construção colaborativa do PPP da escola;
• Mudança de método. Professores mais interativos pelo uso das mídias;
• Valorização do educando e suas vivências.
Embasando–me no pensamento de Moran - que não basta instalar tecnologias na escola se o modelo de trabalho ainda é antigo e centrado na fala do professor. Para ele, é preciso "fazer com que o aluno se torne um aprendiz pesquisador e isso depende de uma mudança de mentalidade de corpo docente e dos gestores". Neste prisma, é de fundamental importância que as escolas explicitem propostas inovadoras que primem o uso das tecnologias no seu Projeto Político Pedagógico, buscando com isso propor formas diferentes de aprender, visto que, o Projeto Político Pedagógico, sendo a identidade da escola, não pode deixar de abordar e interagir com as mídias como instrumento de aprendizagem
Outro ponto é a escola desenvolver estas ações juntamente com os alunos, onde o professor deixa os seus métodos tradicionais e passa a inovar e interagir através das convergências das mídias pela pesquisa, pela busca e troca criativa de saberes e pela vivência dos alunos. Buscando sempre promover uma educação pautada no intercâmbio de informações.
E para complementar a efetividade de um trabalho de sucesso dentro das escolas, parte das relações que se estabelece dentro e fora dela. São imprescindíveis os vínculos, as relações de afinidade e afetividade que o professor deve promover com seus alunos e entre eles também. É papel da escola, oportunizar, pela interatividade um processo de autonomia aos educandos, onde eles tenham condições de criar e recriar informações, e, encontre sentido naquilo que estão aprendendo e através desse aprendizado promover outras situações de aprendizagem. Faz-se necessário um vínculo afetivo para que haja a compreensão das necessidades e entender o comportamento dos alunos, bem como suas limitações, sendo assim, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula.
O USO DAS MÍDIAS NA ESCOLA
A integração dos recursos tecnológicos nos processos de aprendizagem constitui um fator de inovação pedagógica, oportunizando novas formas de trabalho dentro da escola. Porém, a escola tem que acompanhar as tendências e as transformações sociais e propor projetos para desenvolver a motivação e proporcionar ao aluno o domínio das tecnologias às suas produções. Um exemplo disso hoje é o curso Aluno Monitor – parceria MICROSSOFT/SEDUC que vem proporcionar ao aluno o uso do computador como ferramenta de trabalho de forma significativa na aquisição e produção de conhecimentos, favorecendo aos mesmos a inclusão digital e preparando estes alunos para o mercado de trabalho. Cabe a nós professores e mediadores do conhecimento potencializar o uso das tecnologias e mídias de forma interdisciplinar, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e prazeroso, através da orientação e do acompanhamento.
A escola deve aproveitar o real do aluno e potencializar. Sabemos que hoje, a TV, o rádio e o aparelho celular são mídias que fazem parte da vida da maioria de nossos educandos tanto na escola quanto em casa, sendo este último uma excelente tecnologia a ser usada a favor do conhecimento. Com o celular o aluno tem acesso à câmera digital, o vídeo, o áudio e a comunicação com os colegas. Portanto, se bem utilizado muitas produções podem ser feitas e socializadas em sala de aula.
“Mídias só podem servir de fonte de acesso ao conhecimento se forem integradas, dentro ou fora da escola, no quadro de um projeto ou de uma metodologia. (…) É urgente definir uma nova função da escola na sociedade atual. A questão mais importante é a de saber como vamos fazer uma educação democrática para todos ou, pelo menos, para uma maioria. (…) Devemos construir um discurso sobre a nova função da escola na sociedade tecnológica e criar práticas novas (Jacquinot, 1995)”.
A escola deve aproveitar o real do aluno e potencializar. Sabemos que hoje, a TV, o rádio e o aparelho celular são mídias que fazem parte da vida da maioria de nossos educandos tanto na escola quanto em casa, sendo este último uma excelente tecnologia a ser usada a favor do conhecimento. Com o celular o aluno tem acesso à câmera digital, o vídeo, o áudio e a comunicação com os colegas. Portanto, se bem utilizado muitas produções podem ser feitas e socializadas em sala de aula.
“Mídias só podem servir de fonte de acesso ao conhecimento se forem integradas, dentro ou fora da escola, no quadro de um projeto ou de uma metodologia. (…) É urgente definir uma nova função da escola na sociedade atual. A questão mais importante é a de saber como vamos fazer uma educação democrática para todos ou, pelo menos, para uma maioria. (…) Devemos construir um discurso sobre a nova função da escola na sociedade tecnológica e criar práticas novas (Jacquinot, 1995)”.
terça-feira, 13 de abril de 2010
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
BLOG
“Conforme Santarosa (2006) o Interacionismo de Jean Piaget e Vygotsky considera que o conhecimento não está nem no sujeito nem no objeto, mas nas interações ocorridas entre os mesmos”.
Sabemos que a internet potencializa cada vez mais a comunicação entre as pessoas e possibilita diversos espaços colaborativos, nesse prisma vemos no blog uma ferramenta adequada para divulgação das práticas pedagógicas e a troca de experiências dessas práticas construídas no cotidiano dos ambientes escolares.
Se usado com uma proposta educativa o blog pode promover uma interação muito forte a comunidade escolar.
O blog nesse olhar educativo servirá de espaço para divulgar os trabalhos acadêmicos, evidenciar as propostas da escola, potencializar e reforçar o uso da internet para a aquisição do conhecimento, e o mais importante, que a escola aprenda a trabalhar colaborativamente.
“Conforme Santarosa (2006) o Interacionismo de Jean Piaget e Vygotsky considera que o conhecimento não está nem no sujeito nem no objeto, mas nas interações ocorridas entre os mesmos”.
Sabemos que a internet potencializa cada vez mais a comunicação entre as pessoas e possibilita diversos espaços colaborativos, nesse prisma vemos no blog uma ferramenta adequada para divulgação das práticas pedagógicas e a troca de experiências dessas práticas construídas no cotidiano dos ambientes escolares.
Se usado com uma proposta educativa o blog pode promover uma interação muito forte a comunidade escolar.
O blog nesse olhar educativo servirá de espaço para divulgar os trabalhos acadêmicos, evidenciar as propostas da escola, potencializar e reforçar o uso da internet para a aquisição do conhecimento, e o mais importante, que a escola aprenda a trabalhar colaborativamente.
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