De acordo com os textos lidos na disciplina Mídias na Educação e pela minha prática como professora e atualmente como formadora em capacitações de professores, vejo três pontos interessantes e importantes neste processo de interação e integração das mídias no contexto escolar, sendo eles, entre outros:
• Construção colaborativa do PPP da escola;
• Mudança de método. Professores mais interativos pelo uso das mídias;
• Valorização do educando e suas vivências.
Embasando–me no pensamento de Moran - que não basta instalar tecnologias na escola se o modelo de trabalho ainda é antigo e centrado na fala do professor. Para ele, é preciso "fazer com que o aluno se torne um aprendiz pesquisador e isso depende de uma mudança de mentalidade de corpo docente e dos gestores". Neste prisma, é de fundamental importância que as escolas explicitem propostas inovadoras que primem o uso das tecnologias no seu Projeto Político Pedagógico, buscando com isso propor formas diferentes de aprender, visto que, o Projeto Político Pedagógico, sendo a identidade da escola, não pode deixar de abordar e interagir com as mídias como instrumento de aprendizagem
Outro ponto é a escola desenvolver estas ações juntamente com os alunos, onde o professor deixa os seus métodos tradicionais e passa a inovar e interagir através das convergências das mídias pela pesquisa, pela busca e troca criativa de saberes e pela vivência dos alunos. Buscando sempre promover uma educação pautada no intercâmbio de informações.
E para complementar a efetividade de um trabalho de sucesso dentro das escolas, parte das relações que se estabelece dentro e fora dela. São imprescindíveis os vínculos, as relações de afinidade e afetividade que o professor deve promover com seus alunos e entre eles também. É papel da escola, oportunizar, pela interatividade um processo de autonomia aos educandos, onde eles tenham condições de criar e recriar informações, e, encontre sentido naquilo que estão aprendendo e através desse aprendizado promover outras situações de aprendizagem. Faz-se necessário um vínculo afetivo para que haja a compreensão das necessidades e entender o comportamento dos alunos, bem como suas limitações, sendo assim, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula.
• Construção colaborativa do PPP da escola;
• Mudança de método. Professores mais interativos pelo uso das mídias;
• Valorização do educando e suas vivências.
Embasando–me no pensamento de Moran - que não basta instalar tecnologias na escola se o modelo de trabalho ainda é antigo e centrado na fala do professor. Para ele, é preciso "fazer com que o aluno se torne um aprendiz pesquisador e isso depende de uma mudança de mentalidade de corpo docente e dos gestores". Neste prisma, é de fundamental importância que as escolas explicitem propostas inovadoras que primem o uso das tecnologias no seu Projeto Político Pedagógico, buscando com isso propor formas diferentes de aprender, visto que, o Projeto Político Pedagógico, sendo a identidade da escola, não pode deixar de abordar e interagir com as mídias como instrumento de aprendizagem
Outro ponto é a escola desenvolver estas ações juntamente com os alunos, onde o professor deixa os seus métodos tradicionais e passa a inovar e interagir através das convergências das mídias pela pesquisa, pela busca e troca criativa de saberes e pela vivência dos alunos. Buscando sempre promover uma educação pautada no intercâmbio de informações.
E para complementar a efetividade de um trabalho de sucesso dentro das escolas, parte das relações que se estabelece dentro e fora dela. São imprescindíveis os vínculos, as relações de afinidade e afetividade que o professor deve promover com seus alunos e entre eles também. É papel da escola, oportunizar, pela interatividade um processo de autonomia aos educandos, onde eles tenham condições de criar e recriar informações, e, encontre sentido naquilo que estão aprendendo e através desse aprendizado promover outras situações de aprendizagem. Faz-se necessário um vínculo afetivo para que haja a compreensão das necessidades e entender o comportamento dos alunos, bem como suas limitações, sendo assim, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula.
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