A educação não poder ser um processo isolado, por si só fazer educação, mas sim criar conexões com diversos outros espaços do conhecimento, partindo sempre de uma análise critica da realidade e buscando clarezas de onde veio, como está e para onde quer chegar.

REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Currículo Desenvolvido na Ação

Para a cursista Maria Pureza o trabalho com projetos na escola vem ampliar as possibilidades de construção de conhecimentos de forma global, tornando a aprendizagem mais significativa para o professor e para o aluno. A inserção deste ao currículo tende acontecer com bastante naturalidade, sem imposições a fim de poder tornar o aluno um ser autônomo e independente na construção do seu próprio conhecimento. Com este trabalho o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivem novas buscas, descobertas.
São muitas as transformações pelas qual a escola está passando com a integração das tecnologias ao seu contexto escolar e com isso o educador deve se posicionar através de uma postura ética, reflexiva e investigativa para não tornar o ensino um aprendizado sem atrativos, sem significado para seu aprendiz. Saber o que, como quando e porque desenvolver determinadas ações pedagógicas é papel essencial na vida do professor, e as tecnologias, dentro de um projeto pedagógico inovador, facilitam o processo de ensino-aprendizagem: sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo. Trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia a dia.
Neste projeto podemos interagir com outras disciplinas buscando dá sentido ao nosso fazer pedagógico. Envolvendo os educandos, de forma interdisciplinar, na metodologia aplicada durante a realização de todas as atividades propostas no período de realização do projeto em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário